22 de ago. de 2012

BOLINHOS DE ARROZ


Quando eu era criança era comum minha mãe fazer bolinhos de arroz, era uma forma de aproveitar sobras de arroz e incrementar o almoço quando a mistura, ou seja a carne, era pouca. Gostávamos muito, era sequinho por fora e úmido por dentro, temperado com cebolinha verde, fazia o maior sucesso. É engraçado como coisas simples como essas são esquecidas. Mas hoje lembrei-me dos bolinhos; fiz  e ficaram ótimos.



Bolinhos de Arroz

4 xícaras de arroz cozido
2 xícaras de leite
2 ovos
1 abobrinha pequena ralada grosso
½ xícara de farinha de trigo
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto ( a sobra de arroz já tenha sal, então é só completar)
Óleo para fritar

Preparo:

Leve o arroz ao fogo, juntando o leite, a salsinha, a cebolinha e a abobrinha, até ferver. Junte de uma só vez a farinha de trigo, mexendo bem para não encaroçar. Deixe esfriar um pouco e junte os ovos e o sal. Frite em óleo quente às colheradas.

21 de ago. de 2012

Bisnagas de Leite


Esses dias me dei conta de quanto é caro nosso delicioso pão francês. Se levarmos em consideração que 5 kg de farinha de trigo hoje custam em torno de 7 reais e que a base do pão francês é farinha, água, sal e fermento. O valor de 7,00 a 11,00 reais o kg, deixa o pão francês meio salgado. Isso sem falarmos em nutrição. Então o jeito mesmo é voltar ao tempo da vovó e fazermos o bom pão caseiro de cada dia.

Bisnagas de Leite  

Ingredientes:

500g de farinha de trigo
100g de açúcar
100g de margarina
50g de fermento biológico
1 pitada de sal
2 ovos
200 ml de leite aproximadamente

Misture primeiro os ingredientes secos e depois aos poucos coloque a margarina, os ovos, o fermento e o leite. Amasse até ficar uma bola bem macia, caso necessite acrescente mais farinha ou mais leite, isto depende muito da qualidade da farinha. Cubra com um plástico e deixe descansar por meia hora. Depois faça as bolinhas, coloque em assadeira untada, pincele com uma mistura de gema e um pouquinho de leite espere até que dobrem de volume, torne a pincelar e leve ao forno a 200°c por cerca de 10 minutos.

14 de ago. de 2012

Broinha de Fubá de Canjica


 Há tempos tento descobrir uma receita de broinha de fubá de canjica que seja parecida com as de uma padaria de São João Del Rei e São Sebastião do Paraíso cidades mineira. Já tentei uma dúzia de receitas da broinha macia e oca por dentro. Para os amantes de mais esta iguaria mineira deixo aqui a receita que mais se aproximou.


Ingredientes:

1 copo (de requeijão) cheio de óleo
1 copo de água;
1 copo e meio de leite + uma pitada de sal;
1 copo de fubá de canjica peneirada; 
1copo de farinha de trigo peneirada.
De 3 a 4 ovos
2 colheres de sopa de açúcar


Preparo:

Misturar o fubá e a farinha de trigo já peneirados.  Aguardar.
Misturar e por para ferver o óleo, a água e o leite com o sal.   Quando ferver, colocar a mistura da farinha com o fubá e mexer muito bem, até formar o angu.  Despejar o angu numa vasilha e acrescentar o açúcar.  Deixar esfriar um pouco e amassar com ovos, um a um,  até o ponto de fazer as broinhas. O ponto da massa é de um angu meio mole, mas não líquido  Pegar uma xícara  de café, untá-la com óleo \e borrifá-la com um pouco de fubá de canjica.  Tirar uma colherada de sopa da massa, jogá-la dentro da xicrinha e bater (balançar a xicrinha segurando pela asa).  Ela ficará toda envolta nessa mistura.  Colocá-las num tabuleiro untado, uma ao lado da outra, deixando um espaço para crescerem. Levar para assar a 180° por 30 minutos ou até dourarem um pouco.

Esta receita quem me mandou foi uma querida amiga Ione do Santuário do Caraça. E também contei com a ajuda do Tiago da empresa Rocinha, que me enviou via correios o fubá de canjica. Já que o fubá de canjica é um produto típico mineiro, só encontrado em Minas ou em casas especializadas com produtos mineiros.
       

http://www.produtosrocinha.com.br/
http://www.santuariodocaraca.com.br/