11 de jun. de 2011

DIA DOS NAMORADOS


http://fuidefusca.wordpress.com/author/fuidefusca/

Encontramos várias histórias para o dia dos namorados, mas a mais conhecida envolve o Bispo Valentim, que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença,  muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Durante este período ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de morrer, em 14 de fevereiro, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”. 
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

A história do dia nos namorados no Brasil.

No Brasil o dia dos namorados não está diretamente relacionado com o dia 14 de fevereiro, que é a data usada na maioria dos países. No Brasil a data usada é o dia 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio considerado um santo casamenteiro.

Fonte de pesquisa wikipedia.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário