Uma noite fria de inverno, combina com um delicioso caldo de feijão, amigos e um bom papo!
2 cebolas grandes cortadas
1 cabeça de alho amassada
2 tabletes de caldo de bacon
Sal a gosto
Óleo de soja
PREPARO:
Corte em cubinhos o bacon e a linguiça. Leve ao fogo para fritar em um pouco de óleo, primeiro o bacon depois a calabresa e em seguida deixe escorrer. Neste mesmo óleo que fritou a calabresa e o bacon frite o alho e a cebola e tempere o feijão. Bata no liquidificador, o feijão até ficar pastoso, se houver necessidade acrescente um pouco de água. Leve o feijão já batido e os tabletes de caldo de bacon, para ferver até ficar o caldo com a consistência de sua preferência (aqui em casa ele fica entre o ralo e o pastoso). Coloque então o bacon e a linguiça e deixe ferver mais um pouco, mexa algumas vezes para que não grude no fundo da panela. Prove o sal e sirva bem quente com os seguintes acompanhamentos:
pão francês
torradas
cebolinha picadinha
torresmo ou pururuca
molho de pimenta
Obs. aqui em casa há todo um ritual para que o caldo de feijão possa ser comido. Ele deve estar bem quente, por isso é servido em uma legítima panela de ferro mineira. Consideramos uma heresia servi-lo em prato de sopa; ele deve ser servido em cumbucas para caldos ou de sobremesa (aquelas mais fundas). Coloca-se primeiro o caldo, a cebolinha picadinha por cima e depois alguns torresmos. Os adeptos ao molho de pimenta colocam junto como caldo.
Não gosto de torresmo :B
ResponderExcluirCaldo de feijão com muita pimenta é "a" comida para o tempo de frio ("noites frias" = coisa de emo). E não aquela história toda de fondue (palitinhos, chocolate, queijo derretido = coisa de emo). Esqueci, como complemento audiovisual, algum faroeste do Clint Eastwood ou algum dvd com provas do WRC!
ResponderExcluirisso só pode ser maravilhoso.
ResponderExcluirEssa receita vou ter que fazer. Desde que viemos de Minas tenho remorso de não ter aprendido a fazer o caldo de feijão, agora não tenho mais desculpa. Só um detalhe, se não tiver a cumbuca, pode ser servido numa caneca de louça, dá o mesmo efeito.
ResponderExcluirEste caldo eu aprendi com dois frequentadores assíduos de butecos mineiros. E na falta de cumbuca, pode ser servido sim em canecas de louça. Mas no prato de sopa, nem pensar.
ResponderExcluirCom certeza servir em prato de sopa chega a ser sacrilégio.Fiz o caldo aqui em casa e foi um sucesso.
ResponderExcluirqual a quantidade pra fazer p 200 pessoas
ResponderExcluirEsta receita serve de 8 a 10 pessoas se servida com os acompanhamentos sugeridos. Em uma boa roda de conversa.
ResponderExcluir