5 de set. de 2012

PANIFICADORA DOMÉSTICA


Minha experiência com a panificadora doméstica.


Há muito tempo venho resistindo à tentação de mais um eletrodoméstico da moda, as panificadoras caseiras. Sempre ouvi alguns comentários bons e ruins. Mas como já tinha a útil centrífuga de sucos Walita, aquela que faz todos os tipos de sucos, desde que você tenha sempre muitas frutas frescas ( principalmente abacaxi e maçã, que são as frutas que mais dão certo), sua família tenha hábito de tomar sucos naturais e saudáveis  e você tenha paciência para lavar todas aquelas peças. Achei melhor não arriscar. Mas recentemente fui levada a fazer uma troca, minha útil e maravilhosa centrífuga por uma panificadora doméstica. Então pensei se ela for tão útil como a centrífuga vai ser bom que mudo um pouco o visual do balcão, já estava mesmo cansada de ver a centrífuga ali quietinha sem se mexer. Mas para minha surpresa a panificadora, tem se mostrado bem útil, no sentido real da palavra.  Então resolvi fazer este post para passar algumas dicas para um melhor aproveitamento das panificadoras caseiras tão na moda hoje.

Antes de começar as dicas, minha panificadora é a Multi Pane da Britânica.

  1. Não deixe de ler com atenção o manual.
  2. As receitas funcionam mesmo.
  3. Não ignore a seqüência dos ingredientes, os líquidos sempre primeiro. 
  4. Se você quer um bom resultado terá que dar atenção ao inicio do preparo quando a massa é misturada, para ver se tudo esta homogeneizando bem.
  5. A quantidade de farinha costuma variar um pouco, pois às vezes uma farinha é mais úmida que a outra, então há necessidade de acrescentar mais líquido se a massa estiver muito dura, ou um pouco mais de farinha se estiver muito mole. O líquido ou a farinha extra devem ser acrescentada bem aos pouquinhos para não passar do ponto.
  6. Caso não queira gastar energia elétrica, pois além de funcionar como uma batedeira de massas ela também é um mini forno elétrico. Faça  todos os procedimentos conforme a receita e espere a massa crescer, crescida a massa retire da panificadora e modele seu pão, coloque em uma assadeira com um pouco de farinha, para não grudar, deixe crescer novamente e leve para assar no forno a gás.  No forno a gás o pão fica mais macio.
  7. Se você tiver noções básicas de panificação poderá utilizar muito mais sua panificadora, criando novas receitas e melhorando as que vêm com seu manual. O importante neste caso é sempre observar a textura da massa, durante aqueles primeiros minutos onde ela faz as mistura dos ingredientes e a quantidade de farinha suportada pelo seu equipamento, geralmente 4 copos e meio de 240 ml. Já fiz algumas receitas tradicionais aqui de casa que antes eu fazia na bancada e sujava a cozinha toda de farinha e deu muito certo.

  Receitas ligeiramente adaptadas.

Pão doce com fubá de canjica e cardamomo.

Receita original pão doce
(ciclo pão doce)

Ingredientes
1 copo de água
1 colher de café de sementes de cardamomo
1 1/2 colher (sopa) de margarina
1 1/2 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite em pó
2 copos de farinha de trigo especial
1 copo  de fubá de canjica
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

3 colheres de sopa de margarina
½ copo de açúcar cristal
1 gema
1 colher de sopa de leite

Modo de Preparo:

1.Retirar a fôrma de assar de dentro da Panificadora Multi Pane.
2.Adicionar todos os ingredientes na ordem acima.
3.Recolocar a fôrma de assar na Panificadora.
4.Escolher o Ciclo:
Pressionar o botão OPÇÕES: 5 (pão doce).
5.Selecionar o tamanho do pão:
Pressionar o botão QUANTIDADE DA MASSA e escolher a opção I (para pães de 450g
ou 600 g)
6. Fechar a tampa.
8. Pressionar o botão INICIAR / PARAR.

A panificadora vai misturar todos os ingredientes, descansar um pouco e depois vai bater a massa por uns 20 minutos. Passado este tempo, desligar a panificadora, e deixar a massa crescer, se preferir pode retirar a massa colocá-la em vasilha coberta com filme plástico. Depois que a massa crescer colocar um pouco de farinha na bancada e abrir a massa com 0,5cm de espessura. Passar margarina em toda a massa e polvilhar açúcar cristal. Enrolar como rocambole e cortar as fatias, finas ou grossas. Colocar em assadeira untada com margarina e deixar crescer. Depois de crescidas, passar a gema misturada com leite para que fiquem douradinhas. E levar para assar, o tempo do forno vai depender da espessura da fatia.


 Pizza

Massa para Pizza
(Ciclo Massa)

Ingredientes para pães de 600 g
1  copo de água
1/2 colher (chá) de sal
2  colheres (sopa) de azeite de oliva ou vegetal
1 colher de sopa de manjericão picado
3 copos de farinha de trigo especial
½ copo de farelo de trigo
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco

Modo de preparo

1.Retirar a fôrma de assar de dentro da Panificadora.
2.Adicionar todos os ingredientes na ordem acima.
3.Recolocar a fôrma de assar na Panificadora.
4.Escolher o Ciclo.
   Pressionar o botão OPÇÕES: 8 (massa).
5.Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar.
6.Quando a massa estiver pronta, retirá-la da fôrma de assar, em uma bancada com um pouco de farinha abrir a massa na espessura desejada  e colocar a massa dentro de uma fôrma de pizza untada preferencialmente com azeite de oliva. Deixar crescer por 10 minutos.  Enquanto o forno aquece. Colocar o molho sobre a massa e pré assa- lá por uns 8 minutos. Acrescentar  o recheio de sua preferência. Deixar no forno aproximadamente 20 minutos. O tempo de forno na verdade conforme o gosto de cada um mais crocante mais forno, menos crocante menos forno. 

Um comentário:

  1. Foi inspirador este seu artigo. Estava eu avaliando se seria bom ou não ter uma panificadora doméstica. Obrigado por compartilhar a sua experiência. Adorei o artigo que vai para o meu bookmark.
    Grato
    Carlos Camacho
    tarikcamacho@gmail.com

    ResponderExcluir